Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

terça-feira, 2 de julho de 2013

Lombalgia

Denomina-se de Lombalgia, o conjunto de manifestações dolorosas que acontecem na região lombar, decorrente de alguma anormalidade nessa região. Conhecida popularmente como dor nas costas, a lombalgia é uma das grandes causas de morbidade e incapacidade funcional, tendo incidência apenas menor que a cefaléia entre os distúrbios dolorosos que mais acometem o homem. De acordo com vários estudos epidemiológicos, de 65% a 90% dos adultos poderão sofrer um episódio de lombalgia ao longo da vida, com incidência entre 40 e 80% da maioria das populações estudadas.
As causas da lombalgia podem ser diversas como, por exemplo, doenças inflamatórias, degenerativas, neoplásicas, defeitos congênitos, debilidade muscular, predisposição reumática, sinais de degeneração da coluna ou dos discos intervertebrais, obesidade, hérnia discal, osteofitose, espondiloartrose e espondilose. Geralmente a dor lombar crônica não decorre de doenças especificas, mas de um conjunto de causas como fatores sócio demográficos, comportamentais, ergonômicos e nutricionais.

A ciência ocidental tem uma visão diferenciada em relação à visão oriental, na qual a dor lombar se difere de suas origens, e esta tem por conseqüência dor debilitante, contratura muscular, imobilidade e comprometimento das atividades da vida diária.
Do ponto de vista da Medicina Tradicional Chinesa, as condições patológicas são: a retenção do frio e umidade, a estagnação do Qi e do Sangue devido ao esforço excessivo e a deficiência do Rim como sendo as três mais comuns.

Deficiência do Yang do Rim:
Dor localizada com sensação de frio, como toda dor de característica fria ela é localizada, porém, este tipo de dor piora com repouso e melhora com a movimentação, mas não costuma irradiar como as dores por estagnação.
Apresentam sinais e sintomas de frio, como edema nos membros inferiores, urina clara e abundante, e sonolência.
Fitoterápico: Jin Kui Shen qi wan
Dietoterapia: aipo, cravo, framboesa, carne de carneiro.
Proposta de tratamento: Tonificar o yang do rim e promover a circulação de QI e sangue.

Deficiência do Yin do Rim
Dor localizada comum das deficiências, ao contrario da anterior, esta apresenta sinais e sintomas relacionados ao calor.
Os sinais e sintoma associados ao calor são: urina escassa, insônia, agitação e ansiedade.
Fitoterápico: Bu Yin
Dietoterapia: batata , morango , pêra cozida
Proposta de tratamento: Tonificar o yin do rim e promover a circulação de QI e sangue local.

Estagnação de QI e Sangue
Tipo de lombalgia mais freqüente, por ser proveniente de traumas, mais comum que ocorra durante os movimentos de flexão associados aos de rotação do tronco, ou simples movimento de flexão anterior do tronco. A dor é intensa e latejante, piora com a pressão e é facilmente removida por acupuntura.
Fitoterápico: Xué Mai Tong
Dietoterapia: açafrão, caranguejo, cebolinha, alho poro.
Proposta de tratamento: Promover a circulação de QI e sangue local.

Vento – Umidade – Frio
Esse quadro se assemelha muito ao primeiro, porém com sinais e sintomas mais intensos. Pelo quadro ser caracterizado pelo excesso, a dor é localizado, com frio e peso no local.
Os sinais e sintomas associados são: urina clara e abundante, edema e frio nos membros. O que diferencia esse quadro do primeiro é a sensação de peso acentuada
Fitoterápico: Yao Tong Ling
Dietoterapia: cravo, escargot , arroz integral
Proposta de tratamento: Remover a umidade e o frio.

Vento – Umidade – Calor
Dor intensa com sensação de queimação, piora à pressão e aos esforços, podendo ser migratória. Paciente passa a ter aversão ao calor.
Sinais e sintomas associados são: urina escura e escassa , fezes ressecadas, agitação, irritabilidade e insônia.
Fitoterápico: Zhi Bai di Huang Ran
Dietoterapia: barba de milho, broto de feijão, soja.
Proposta de tratamento: remover a umidade e o calor.

Assim a acupuntura pode ser extremamente eficaz no tratamento de quadros agudos e crônicos de dor lombar. Crises agudas devido à lesões ou à invasão de frio-umidade podem ser curadas em poucas sessões. No entanto, se o indivíduo apresenta um quadro crônico agudizado, o tratamento será mais prolongado. A acupuntura se constituiu em recurso seguro, de resultados rápidos e satisfatórios no alívio da dor e de suas prováveis repercussões.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...