Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

sábado, 5 de abril de 2014

Conselho de Veterinária reconhece acupuntura no tratamento de animais

O Conselho Federal de Medicina Veterinária reconheceu a acupuntura como uma especialidade no tratamento dos animais. Em Brasília, a técnica já está sendo usada tanto no zoológico como em alguns haras.

O zoológico de Brasília ganhou uma aliada no tratamento de animais doentes: a agulha de acupuntura.
A acupuntura em animais é tão antiga quanto a humana. O veterinário Rodrigo Fagundes conta que, na medicina chinesa, há relatos de 1.400 anos.
Um bicho-preguiça paciente do zoológico está sendo tratado com acupuntura. Hulk, como é chamado pelos veterinários, tem um problema respiratório, que poderia evoluir para uma pneumonia, mas depois de três sessões, ele está bem melhor. “A gente percebeu que diminiu bastante a secreção nasal e após o tratamento, a gente realizou um novo exame de raio X e o pulmão dele estava bem melhor”, explica Natália Rodrigues, veterinária do zoológico.
Em cavalos de competição, a acupuntura é muito usada para o alívio da dor. São animais muitos sujeitos a traumas. Good, um cavalo da raça brasileira de hipismo, está na segunda sessão para tratar uma lesão na coluna. Segundo a veterinária Camila Bello, os exames mostram que Good já está bem melhor com as agulhas.
O profissional que faz esse tipo de tratamento agora pode conseguir o título de especialista. Para isso, ele deve procurar a Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária para comprovar experiência na área e passar por prova prática e teórica.
"Se aprovado, a associação lhe confere o título de especialista em acupuntura veterinária. Esse título vai ao Conselho Federal de Medicina Veterinária, que em sessão plenária irá homologá-lo e posteriormente fazer a emissão da carteira de identidade profissional de especialista", conta Marcello Roza, do Conselho Federal de Medicina Veterinária.
A novidade é comemorada pelos acupunturistas. “A partir do momento que você formaliza uma especialidade, ela é mais respeitada no meio e as exigências para um profissional se qualificar são maiores”, diz a veterinária Camila Bello.
De acordo com a Associação Brasileira de Medicina Veterinária, a prova de título de especialista deve começar a ser aplicada no final deste ano.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...