Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

domingo, 24 de agosto de 2014

Acupuntura - F.A.Q.

  1. O que é acupuntura?
É a especialidade médica que mais vem crescendo no Brasil. Todo mundo sabe atualmente que se trata de uma medicina muito antiga: ela remotaria pelo menos a 6 mil anos e os primeiros escritos que conhecemos datam de 2 mil A.C. Essa medicina surgiu na China, como o meio de curar usado pelos antigos médicos chineses.
De modo geral, os ocidentais sabem que essa medicina é praticada com agulhas através da pele para tratamentos de várias doenças.
  1. O que a acupuntura cura?
Essa pergunta é feita ao mesmo tempo ao público e aos próprios médicos que não sendo acupuntores, indagam quais são as indicações para que eles possam recomendar a seus pacientes, o recurso a esse método. Em geral a acupuntura goza da reputação de tratar e aliviar as dores. As indicações gerais são dores e processos inflamatórios em geral; doenças neurovegetativas, psicossomáticas, estresse, depressão e outros transtornos psíquicos; doenças viscerais grau leve como asma, bronquite, angina do peito, colite e rinite; doenças e sintomas neurológicos como enxaqueca e cefaleias em geral.
A acupuntura progrediu no ocidente principalmente a partir da década de 1970, no meio médico universitário, devido aos resultados obtidos na área de anestesia realizadas através desta técnica para procedimentos cirúrgicos.
  1. A acupuntura pode transmitir doenças?
A acupuntura é um método invasivo, e, portanto, faz-se necessário observar as regras básicas de esterilização. Usando-se material descartável não há risco de transmissão de doenças.
  1. A acupuntura funciona em todos os pacientes?
Não. A acupuntura funciona em cerca de 70 a 80% dos humanos e animais em que é utilizada.
Possíveis causas:
  • Falha profissional
  • Problemas constitucionais tais como: altos níveis de Colecistocininas (CCK) e deficiência genética de receptores de endorfina nas membranas das células nervosas.
  • Uso de alguns medicamentos: Corticóides, Betabloqueadores.
  1. A acupuntura é um procedimento doloroso?
Não deve ser. A sensação de dor na acupuntura geralmente está associada à inserção das agulhas, sendo de pequena intensidade, rápida e, na maior parte das vezes, imperceptível. Após a inserção das agulhas, que têm um diâmetro muito pequeno, semelhante ao de um fio de cabelo, pode ocorrer uma sensação discreta de choque elétrico, peso ou dolorimento, o que é decorrência da ativação de terminações nervosas responsáveis pela condução do estímulo da acupuntura.
  1. Ocorre sangramento?
Eventualmente um pequeno vaso sangüíneo pode ser atingido, ocorrendo discreto sangramento que é fácil e prontamente estancado por simples compressão. Realizada por médico experiente a acupuntura é, contudo, isenta de riscos. Deste modo, sangramentos e hematomas ocasionais não devem ser motivo de preocupação, já que geralmente são superficiais e ocorrem raramente.
  1. Existe acupuntura sem agulhas?
Por definição não, já que a palavra acupuntura é de origem latina e significa literalmente punção com agulhas. No entanto, os pontos de acupuntura podem ser estimulados por pressão, calor ou eletricidade. De modo que, procedimentos tradicionais como as ventosas, as massagens e a moxabustão, ou modernos, como a estimulação dos pontos com raios laser, podem ser usados na prática da Medicina Tradicional Chinesa.
  1. A acupuntura emagrece?
A acupuntura não tira um só grama de você. O que se faz com a acupuntura no tratamento de obesidade é regular um organismo completamente desorganizado e mal acostumado. Com a acupuntura é possível regular o metabolismo, amenizar a ansiedade, equilibrar a compulsão por comida, fazer o organismo eliminar melhor as toxinas e com isso perder peso.
Não existe mágica para perder peso, mas a acupuntura é muito recomendada pelo sucesso nos tratamentos de obesidade exatamente por fazer um trabalho completo, sem contra indicações e sem riscos à saúde do paciente. Bem diferente do que se observa nos tratamentos com fórmulas à base de benzodiazepínicos associados a anfetaminas.
  1. A acupuntura faz parar de fumar?
Não. Quem pára de fumar é o fumante. A acupuntura apenas age em determinadas áreas do cérebro, inibindo parte do mecanismo do vício e também contribuindo na amenização da chamada "síndrome de abstinência". É sempre bom lembrar que a nicotina é uma droga e vicia.
  1. O paciente tratado com acupuntura não pode tomar remédio(s)?
Tudo depende da situação e da causa da doença. Em caso de dor aguda, por exemplo, o medicamento analgésico pode ser usado como complemento. E existem certos medicamentos antidepressivos que podem aumentar os efeitos da Acupuntura, porque prolongam a ação da serotonina e de outros neurotransmissores, que atuam no sistema supressor de dor no cérebro e aumentam os efeitos analgésicos. Outro exemplo: o paciente asmático e com infecção bacteriana deve tomar antibiótico.
  1. O que é o consentimento esclarecido (informado)?
É de direito do paciente o conhecimento sobre seu diagnóstico, prognóstico, riscos e objetivos do tratamento. Portanto, a forma mais adequada do paciente ter conhecimento formal, atestando que ele ou a família está ciente do problema de saúde ou do tratamento e de suas consequências, é o termo de consentimento esclarecido.
  1. Acabe com o medo da acupuntura!
Some esforços com seu médico para que sua acupuntura transcorra sem nenhum problema. Tire duas dúvidas, converse com ele, discuta seus medos, não esconda nada dele, crie confiança. A confiança no médico e na acupuntura só vai fazer bem ao seu tratamento.
Fonte: Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (Questões 3 ao 10)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...