Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

domingo, 24 de agosto de 2014

Sergipe disponibiliza tratamento através de acupuntura

"Minhas dores são intensas, dói do queixo até os pés. Mas eu senti alívio já na primeira sessão, deu uma considerável melhora na dor". Maria de Jesus sofre de fibromialgia e atualmente trata suas dores fazendo acupuntura, disponível gratuitamente para todos os usuários do SUS no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do Augusto Franco.
Para poder fazer o tratamento, o paciente precisa ser encaminhado ao Centro através de um pedido de um médico clínico ou especialista. Acontecem mais de 288 agulhamentos mensais e 32 consultas, chegando ao total de 320 procedimentos.

"O serviço é para todos. Para quem tem doenças crônicas, que precisa tratar a vida inteira, é perfeito, embora não cure, vai diminuir bastante as dores. A resposta dos pacientes é excelente, na minha experiência eu acho que chego a 90% de satisfação, não de cura. Alívio de 70%, 50%, sempre vai ter um efeito, pode não ter total resolução. A acupuntura resolve a maioria dos casos, mas tem sempre alguém que não vai responder, depende do caso e da pessoa. Cada dor e cada ser humano é um", explica a médica especialista em acupuntura, Dra. Maria Luiza de Melo.
No caso de Maria de Jesus, a doença dela também sofre a influência do emocional e a Dra Maria Luiza conta que a acupuntura se propõe a tratar todos os aspectos do ser humano. "Fazemos uma consulta inicial, para saber o diagnóstico, a origem da dor, e fazer a relação como corpo inteiro. A acupuntura é uma medicina integrativa, ela visa tratar o físico, o mental e o emocional. Tem que fazer um trabalho complementar, ouvir a pessoa, orientar, como ela deve cuidar da dor", disse.
Dona Marly Santos sofre com dores nas costas, nas pernas e nos ombros e já frequenta o Cemar há mais de um ano. "Meu clínico geral me encaminhou aí eu vim fazer. Estou me dando muito bem. Ajuda muito, diminui e até passa as dores. Foi ótimo que eles tiveram essa ideia maravilhosa de oferecer este serviço, eu tinha muita vontade de fazer e não podia porque é caro e eu não tinha como pagar. Estou fazendo e pretendo continuar", contou.
Para ter acesso ao serviço há uma fila de espera, cada paciente encaminhado faz dez sessões e depois abre a vaga para o próximo paciente, caso este ainda precise continuar, ele vai para o final da fila. Desta forma, todos podem ter a oportunidade de frequentar o serviço.
Qualquer pessoa pode fazer o serviço, é só procurar um clínico geral numa Unidade de Saúde da Família e para quem já faz tratamento com algum especialista se quiser buscar a acupuntura como um tratamento adicional, basta solicitar ao médico o encaminhamento ao Cemar do bairro Augusto Franco. Para mais informações ligue para o número: 3179-3004.
por Secom - Aracaju

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...