Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

domingo, 7 de setembro de 2014

Bica oferece terapias gratuitas como Massagem, Tai Chi, acupuntura e Reike de terça à sexta-feira

O Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam), localizado no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), através do Núcleo de Práticas Integrativas Complementares da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Cinco Elementos, oferece gratuitamente para a comunidade terapias como Reike, massagem terapêutica, atendimentos com plantas medicinais, Medicina Ayurvédica, Acupuntura, Auriculoterapia, Tai-chi-Chuan e atendimentos com florais de Saint Germain e da Amazônia.

Aberto ao público em geral, o Núcleo de Práticas Integrativas Complementares funciona das 8h às 16h, de terça à sexta-feira. Para atender mais usuários, as salas foram ampliadas, o número de terapias aumentado e rampas de acesso foram construídas para melhorar ainda mais a qualidade do serviço oferecido.
O atendimento começa a partir de uma conversa, onde o coordenador Sérgio Holanda tira todas as dúvidas a respeito das Práticas Integrativas Complementares, realiza uma triagem, e, dependendo do que o usuário esteja precisando, indica um ou mais tratamentos. Para fazer as atividades, o usuário não precisa de vestimenta especifica apenas roupas leves que facilitem os movimentos e proporcionem conforto.
As terapias são oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), não tendo custo algum para o usuário, que ganha à possibilidade de optar por esse serviço, ou acrescentá-la ao tratamento convencional.
Uma das atividades para grupo é o Tai-chi-chuan, considerada terapia de manutenção da saúde, baseada na medicina tradicional chinesa, que visa equilibrar corpo e mente, e é, segundo o coordenador de Práticas Integrativas, Sérgio Holanda, como se fosse um Kung Fu de uma forma mais pausada, mais ordenada. “É para todos os públicos, só não é indicado para crianças porque elas não têm tanta facilidade de concentração, mas na verdade não tem uma indicação ou restrição alguma de idade, cada um faz respeitando as suas limitações individuais”, afirmou Sérgio Holanda.
Além da atividade coletiva, existem as individuais, desde Auriculoterapia, considerada uma Acupuntura feita sem agulhas, e por isso, menos invasiva; a própria Acupuntura tradicional; o Reike, feito com imposição de mãos, além de massagem terapêutica e atendimentos com florais de Saint Germain e florais da Amazônia.
As terapias podem ser, ou não, indicadas por profissionais da saúde pública, como médicos, odontólogos, ou mesmo enfermeiros dos PSFs. “Essa indicação agiliza o atendimento porque chegam com um encaminhamento e uma referência, então sabemos com o que estamos lidando. Isso facilita muito o nosso trabalho”, completou Sérgio Holanda.
O Núcleo foi o primeiro no município de João Pessoa, em forma de Centro, que abriu as portas para as terapias institucionalizadas. Mais informações através do telefone 3218-9817, das 8h às 16h.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...