Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

domingo, 7 de setembro de 2014

Consumo da fruta goji berry não está relacionado à perda de peso, alerta especialista

Consumida por orientais há milhares de anos, a goji berry chega ao Brasil como uma grande novidade e vem conquistando cada vez mais espaço no cardápio dos brasileiros. A fruta, que possui o aspecto de um pequeno tomate, é vendida desidratada, tendo em vista que é originária do sul da Ásia e a forma in natura é difícil de ser encontrada no país.
Por sua alta concentração de vitamina C e de grandes quantidades das vitaminas B1, B2 e B6, a fruta tem se tornado sensação nas dietas, por conter cerca de 50 calorias para cada colher de sopa. "Apesar da goji berry ser considerada antioxidante, ela não ajuda efetivamente no processo de emagrecimento.
Quem deseja perder peso deve realizar uma reeducação alimentar acompanhada por atividades físicas regulares" , esclarece o Dr. João Eduardo Nunes Salles, professor da disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Dr. Salles ressalta ainda que é preciso tomar cuidado com o efeito do 'boca a boca', principalmente na área da saúde, em função da disseminação de informações sem comprovação acadêmica. "Entendo que, a princípio, se trata de uma nova 'febre' alimentar propagada pelos meios de comunicação. Contudo, como o paciente que está acima do peso tende a ser mais sensível a recursos que o auxiliem a reduzir seu peso, ele acaba se tornando mais suscetível a consumir o alimento, como no caso da goji berry", afirma.
O professor salienta também que, como não existe nenhum estudo referente à eficácia do alimento no aspecto perda de peso, não é possível medir os riscos de seu consumo para a saúde. "A pessoa obesa deve procurar ajuda médica especializada e não cair na tentação de fórmulas mágicas que aparecem no mercado constantemente, prometendo o emagrecimento rápido e fácil, porém, sem comprovação científica", conclui o especialista.
Sobre a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo: Tradicional Instituição de ensino em Medicina, com 50 anos de atividades, oferece também a graduação em Enfermagem e em Fonoaudiologia, graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de Pós-Graduação (especialização lato sensu, Mestrado e Doutorado) e Pós-Doutorado. Em sua infraestrutura, apresenta importantes laboratórios como o de Anatomia, Imunologia, Microbiologia, Farmacologia, Bioquímica, Técnica Cirúrgica, Fisiologia, Biologia Molecular, Cirurgia Experimental, Centro de Simuladores, além de ambulatórios, enfermarias e Centros Cirúrgicos do Hospital Central da Santa Casa de São Paulo, conveniado com a Faculdade. Visite o site: www.fcmsantacasasp.edu.br.

Informações para a imprensa:
Fran Press Assessoria de Imprensa / (11) 3064-4575 - ramal 207
André R. Furtado / andre@franpress.com.br
Marina Ciaramello / marina@franpress.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...