Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Disfunção erétil na acupuntura chinesa


Por disfunção erétil ou impotência compreende-se a incapacidade do homem conseguir um ereção ou conseguir uma ereção mas que seja insuficiente para o sucesso da relação sexual.

Em Medicina Chinesa existem 3 padrões principais: 
(1) Padrão de plenitude – Umidade-Calor 
(2) Padrão de deficiência – Vazio de yang do Rim  
(3) Padrão resultante da relação desarmónica entre 2 órgãos – vazio de Qi do baço e coração 
Diagnóstico da disfunção erétil na acupuntura chinesa

Umidade-Calor

Impotência, edema e calor nos genitais externos, sensação de calor, comichão, urina escura, disúria, possível hematúria, dor que agrava com calor e é acompanhada de sensação de peso, urina com cheiro intenso, língua vermelha com capa amarela pegajosa, pulso deslizante e rápido.

Vazio de Yang do Rim

Impotência, aversão ao frio, lombalgia que melhora com pressão e aplicações de calor, poliúria, frio nos genitais, sensação de conforto com aplicações locais de calor, zumbidos, lentidão física, tonturas, face pálida, língua pálida inchada, pulso profundo e lento.

Vazio de Qi do Baço e Coração

Impotência, diminuição do desejo sexual, palpitações, fezes moles, sintomas podem agravar com longos períodos sem comer, astenia física, alterações de apetite, face pálida, língua pálida, pulso fraco.

Tratamento da disfunção erétil na acupuntura tradicional


Seleção de pontos para disfunção erétil na acupuntura chinesa: 6BP, 3VC, 2VC, 23B

6BP e 3VC é uma combinação simples e eficaz para tratar tanto problemas urinários como problemas relacionados com os genitais. 2VC é um ponto local importante. Tanto no 3VC como no 2VC devemos tentar fazer com que a sensação de Qi se dirija ao pénis. 23B é o ponto de assentimento do Rim.
Outros pontos a usar: 32B, 33B, 34B, 1VC, 3F. Nestes pontos chamar a atenção para os pontos 32B, 33B e 34B que são de extrema importância no tratamento desta queixa. O ponto 1VC não é muito usado devido à sua localização. No entanto é aconselhado para este tipo de problemas. Quando punturado deve procurar-se fazer o doente sentir sensação de Qi a irradiar até à glande.


Seleção de pontos de acordo com os padrões clínicos:



Umidade-Calor: 9BP, 5F, 28E

28E é ponto local e elimina umidade. 9BP e 5F são pontos distais. O ponto 5F além de eliminar umidade-Calor também beneficia os genitais sendo, por isso, um ponto de eleição neste tipo de queixa com este padrão especifico.
Outros pontos a usar: 10R e 8F são 5º pontos Shu e, como tal, ajudam a eliminar umidade-Calor. Uma vez que os principais pontos para tratar problemas no sistema genitourinário são os pontos dos meridianos Yin da perna nunca devemos esquecer estes pontos.

Vazio de Yang do Rim: 4VG, 3R, 52B, 4VC

4VG, 52B e 4VC são pontos locais. Neste caso devemos dar atenção a vários pontos locais e recorrer ao uso de agulha quente ou moxa. Outros pontos importantes como 3VC ou 23B já se encontram no protocolo base.

Vazio de Qi do Baço e Coração: 15B, 20B, 12VC, 17VC, 36E

Esta combinação é simples e eficaz. O ponto 36E é um ponto geral muito forte para tonificar o Qi. Os pontos 12VC e 17VC têm acção sobre o AM e AS respectivamente que é onde se encontram os órgãos afectados. Além disso são pontos muito bons para tonificar o Qi e são pontos de órgãos muito relacionados com os órgãos afectados. Finalmente temos os pontos 15B e 20B que são os pontos de órgão dos órgãos afetados.
Outros pontos a adicionar: 2BP, 4BP, 30E, 6BP.

Pontos sintomáticos para sintomas mais relevantes acompanhantes da disfunção erétil na acupuntura chinesa:



Hematúria (sangue na urina): 8BP, 5R, 6F

Lombalgia: 40B, 60B<
Zumbidos: 2VB, 19ID, 21TA
Tonturas: 20VG
Palpitações: 6MC
Fezes moles: 37E, 30E
BIBLIOGRAFIA RELEVANTE NO ESTUDO DA DISFUNÇÃO ERÉTIL NA ACUPUNTURA CHINESA
JUNYING, geng; Et Alli; Selecionando os Pontos Certos de Acupunctura: Um Manual de Acupunctura; Ed. Roca; 1ª Ed.; São Paulo, 1996
YANFU, Zuo; Et Alli; CHINESE ACUPUNCTURE & MOXIBUSTION; Compiled by Nanjing University of Tradicional Chinese Medicine; Publishing House of Shangai University of Tradicional Chinese Medicine; 1ª Ed.; Shangai, China, 2002
YIN, Ganglin; Advanced Modern Chinese Acupuncture Therapy; New World Press; 1ª ed.; Beijing; China; 2000
ZHIXIAN, Long; et ally; Acupuncture & Moxibustion; edited by Beijing University of Traditional Chinese Medicine, Academy Press, ISBN 7-5077-1269-9, 1ª edição, Beijing, 1999




Este padrão é muitas vezes referido como declínio do fogo do Ming Men.

Como pontos de emergência podem ser usados para este tipo de queixas. No entanto, esta queixa, não se encontra entre os principais problemas a serem tratados com estes pontos.
Fonte:http://nunolemos.com.pt/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...